Arquitetura Sustentável: o que é necessário para ser sustentável?
Um dos principais cuidados nos projetos que realizo é que eles sejam o mais sustentável possível. Além de um design contemporâneo, considero importante uma visão holística que considera diversos aspectos, desde a localização do imóvel até os materiais utilizados para a construção. Ao considerar esses pontos, é possível criar uma casa sustentável que não apenas minimize o impacto ambiental, mas também proporcione um ambiente saudável e eficiente em termos de recursos.
Hoje em dia temos muitas soluções tecnológicas, porém a questão da sustentabilidade começa muito antes da obra. Entre algumas soluções sustentáveis estão:
1. Melhor implantação
Na minha visão essa é uma das principais contribuições como arquiteta, a visão de planejar os ambientes de maneira que aproveitem a melhor orientação solar e a ventilação natural, contribui para a eficiência energética dos espaços, reduzindo a dependência de sistemas de aquecimento ou refrigeração, além de criar ambientes agradáveis e saudáveis aos usuários.
2. Design Bioclimático
São diversas estratégias utilizadas com o intuito de adaptar os edifícios ao seu ambiente, como a instalação de sombreamento eficiente – os famosos brises que amo por aqui – o uso de materiais com capacidade térmica adequada e a integração de elementos naturais, como jardins verticais e telhados verdes, que não apenas promovem a biodiversidade, mas também melhoram a qualidade do ar interior.
3. Sistemas elétricos e hidráulicos eficientes
Integrar sistemas elétricos que utilizem fontes renováveis de energia, como solar, é fundamental. Sistemas hidráulicos como a coleta de água da chuva para uso em atividades não potáveis, como irrigação de grandes áreas de jardins, por exemplo, também são eficientes.
Além disso, a implementação de tecnologias economizadoras de água, como torneiras de baixo fluxo e sistemas de descarga eficientes, contribuirá para a conservação desse recurso vital.
4. Energia solar fotovoltaica
Um sistema que está cada vez mais acessível. A instalação de painéis solares é uma das maneiras mais utilizadas quando se busca tornar um imóvel mais sustentável.
Esse sistema é responsável por reduzir os custos das contas de luz em até 90%, e tem sido muito bem aceito em nosso últimos projetos.
5. Iluminação artificial eficiente
Pensar a iluminação como um recurso para trazer mais conforto ao usuário. Nesse sentido, deve haver um projeto de iluminação focado na quantidade e qualidade ideal para cada ambiente e uso, com a escolha adequada do tipo de lâmpada e luminária. Soma-se a isso recursos de automação, que podem ser dos mais simples, como a dimerização de lâmpadas até os mais complexos que integram outros sistemas eletrônicos na casa.
6. Compromisso com o Futuro
Meu objetivo não se limita a construir apenas casas sustentáveis. Estou comprometida em impulsionar a construção de um futuro mais próspero e sustentável. Cada projeto que realizo é uma oportunidade de contribuir para um mundo mais equilibrado, onde o cuidado com o meio ambiente é essencial para garantir a qualidade de vida e o bem-estar de todos. 🌿🏡